Informações
Estudantes Acesse-aqui
Usuário   Senha     Cadastre-se           

postheadericon Dicas

 

       
O Seu Sucesso Depende de Você
Data: 30/06/2010 00:00:00
 
O Seu Sucesso Depende de Você
 
Para montar a sua empresa e obter sucesso no mundo dos negócios não basta somente você ter uma boa idéia, enxergar uma oportunidade e ter dinheiro na mão. Você deve saber como ganhar dinheiro. A primeira recomendação é que sempre tenha em mente a importância de se criar um
negócio rentável de fato. Afinal, sem lucro, seu negócio não permanecerá saudável por muito tempo, e você se tomará incapaz de continuar oferecendo aos clientes o produto ou serviço a que se propõe.

É muito importante saber identificar o público-alvo e se sua empresa está em condições de atendê-lo. O processo de identificação aumentará as possibilidades de êxito de seu negócio e lhe permitirá
descobrir as reais necessidades de seu consumidor.

O sucesso de uma empresa é obtido com base na harmonia estratégica entre o potencial empreendedor do dono, a sintonia com os consumidores e com os funcionários e a estabilidade financeira.

Ou seja, você precisa estabelecer metas claras - e cumpri-las -, saber avaliar de modo contínuo se seu produto se mantém adequado ao mercado e como se comunicar de forma eficaz com seus potenciais clientes. Além disso, você deve cultivar em seus funcionários a certeza de que cada um deles é peça importante para o sucesso do negócio e que todas as tarefas, indistintamente, precisam ser realizadas com eficiência. Já a estabilidade financeira se traduz, na prática, pelo reinvestimento dos lucros, pela administração eficiente dos recursos disponíveis e pelo cuidado de oferecer sempre preços competitivos.

O seu sucesso também dependerá da sua capacidade de conviver com os riscos. Mesmo assim, arrisque conscientemente, calculando os possíveis resultados e enfrentando os desafios que surgirem. Isso significa que você deve assumir, em todas as ocasiões, uma postura competitiva, essencial aos vencedores.

Para que tudo isso dê certo, tenha em mente que organização é a palavra-chave para a empresa funcionar de maneira adequada e alcançar bons resultados. Quem convive com um caos permanente, envolvendo papéis e compromissos, dificilmente conseguirá utilizar os próprios
recursos de forma satisfatória. Em qualquer tipo de negócio, a administração tem a função de estabelecer as diretrizes, organizar e coordenar os fatores de produção, vendas e controlar os resultados.

Sem uma administração eficiente o esforço do empresário para obter bons resultados é desperdiçado.

Mas uma boa administração depende, antes de mais nada, de um bom planejamento. Sem ele você não vai a lugar algum. Você deve saber projetar os lucros, listar todas as despesas, negociar melhores preços e prazos de pagamentos com seus fornecedores e não pode se descuidar das compras.

Fique atento ao caixa. Um dos principais problemas das pequenas empresas é o desequilíbrio entre o dinheiro que entra e o que sai, sem contar a confusão que normalmente os donos de negócios novatos fazem entre o dinheiro da empresa e o do próprio bolso. É aí que mora o perigo, já que administrar incorretamente o fluxo do caixa vira um inferno.

O planejamento adequado proporciona a base para ações efetivas, que resultam da capacidade de prever as mudanças que podem afetar os objetivos estabelecidos e se preparar para elas.

Resumindo, é quando as pessoas dizem "preste atenção no mercado, transforme as ameaças em oportunidades". Portanto, fique atento.

Planejar é escolher um curso de ações e decidir antecipadamente o que deve ser feito, como e quando.

Manfredo Arkchimor Paes
Fonte: Tempo RH