Dicas

 

       
A Arte de Decidir
Data: 23/06/2010 00:00:00
 

A Arte de Decidir

Nossas decisões tornam-se imutáveis com o passar do tempo, mas suas conseqüências podem ser trabalhadas. Uma escolha feita há anos pode ter sido capaz de mudar completamente nossas vidas, mas temos que ter a consciência de que nossos caminhos podem ser retraçados.

Tanto no contexto executivo como no pessoal, é sempre desafiador fazer escolhas sem saber ao certo qual será seu "eco" em nosso futuro. Na esfera profissional, há sempre a dúvida se vamos ou não optar pela carreira certa ou se a empresa que estamos escolhendo para trabalhar vai mesmo suprir nossas expectativas. Na vida a dois, saber momento exato de casar, de ter filhos ou mesmo de se separar é um período delicado em que um passo em falso pode nos colocar frente a algumas perdas irreparáveis.

Aprender a comportar-se em situações de incerteza e tomar decisões lúcidas, mesmo quando inseguro, é uma habilidade crucial para termos equilíbrio em uma vida tão instável. Trabalhos recentes na área da psicologia positiva, como o realizado pelo psicólogo húngaro-americano Mihaly Csikszentmihalyi da Universidade de Chicago, mostram que quanto maior a capacidade das pessoas de transcender suas dúvidas e receios encontrando um ambiente mental de equilíbrio e bem estar, maiores serão as suas chances de ser feliz.

Motivação, segurança e direcionamento, quando bem trabalhados, representam a fórmula de uma vida promissora no campo pessoal e profissional; ainda mais atualmente, quando parece ser mais difícil separar esses dois lados no dia-a-dia.

Só nos resta batalhar para que esses dois lados consigam ter a melhor conciliação possível, nessa eterna busca pela felicidade. E no labutar dessa busca, nada é imutável.

Melo, Ricardo
Ricardo Melo é escritor, especialista em coaching de executivos e diretor do Instituto Ricardo Melo, com reconhecimento internacional da ONU.

 
Fonte: Tempo RH